11 Dicas para um Bronzeado Saudável!

11:20:00



Chegado o verão toda a gente pensa em férias!
Praias, piscinas e esplanadas são os sítios mais requisitados porque todos querem um lugar ao sol!

E assim de repente, cruzamo-nos com centenas de pessoas bronzeadas (e outras tantas queimadas!).
Se por um lado achamos que a pele bronzeada é bonita por outro odiamos ter um escaldão ou a pele a esfolar!

Por isso, deixo-vos 11 dicas para terem um bronze saudável!

1- Todos os tons de pele precisam de protetor solar: Não importa se temos uma pele clara ou escura, os raios solares não fazem descriminação, são nocivos para todos!

2 - Aplicar protetor solar 20 ou 30 minutos antes da exposição solar: Apliquem o protetor antes de sairem de casa de modo a que a pele tenha tempo de absorver o produto e este possa cumprir a sua função.Depois, ao longo do dia vão renovando para manterem a pele hidratada e protegida.

3 - Usar protetor solar com factor igual ou superior a 30: No dia a dia podem usar protetores de factor 15 ou 20, mas em dias de exposição solar intensa não devem usar proteção inferior a 30. Só assim é que conseguem prevenir doenças de pele mais graves.

4 - Evitar usar perfumes ou desodorizantes em dias de exposição solar: Todos gostamos de usar estes produtos no dia a dia mas em dias de praia devemos evitar porque são produtos que contêm álcool e outros químicos que em combinação com o sol poderão manchar e irritar a nossa pele.

5 - Fazer a depilação com 48h de antecedência: Se não gostamos muito de pelos durante o ano, no verão ainda odiamos mais por isso a depilação é quase um ritual antes de ir para a praia. Seja qual for o método utilizado, a pele fica mais sensível e por essa razão não deve ser exposta ao sol de imediato. Em média, tendo em conta o tipo de pele e método de depilação devem-se esperar 48h até se por ir apanhar banhos de sol.

6 - Evitar tratamentos de pele em alturas de exposição solar: Pela mesma razão acima descrita, tudo que implica sensibilizar a nossa pele não deve ser feito no verão. Primeiro porque podemos ficar com manchas indesejáveis na pele, e segundo ninguém se sente confortável com a pele irritada. Desta forma deixem os tratamentos de pele para o outono e inverno.

7 - Evitar o sol direto entre as 11h e as 15h: Todos sabemos que estas são as horas em que o sol está mais forte e por isso mais perigoso. Não precisamos de nos fechar em casa, mas nessas horas devemos estar à sombra se não queremos arranjar complicações.

8 - Ingerir muitos líquidos: A água é essencial sempre, mas em dias de maior exposição solar é ainda mais importante. Com o calor excessivo perdemos mais líquidos e é necessário repô-los para que não haja desidratação e a pele continue luminosa.

9 - Ingerir alimentos com betacaroteno: Para além de auxiliar na produção de melanina, responsável pelo aspeto bronzeado da pele, o betacar
oteno ajuda a proteger contra o cancro da pele. Alguns alimentos que têm uma boa quantidade de betacaroteno são as cenouras, a abóbora, a papaia, as maçãs e a beterraba.

10 - Tomar banho de água doce depois de sair da praia: O sal do mar e a areia deixam a nossa pele muito seca, fazendo com que se abram fissuras que podem deixar  entrar micro-organismos. Por isso é recomendável que passem pelo chuveiro da praia (no caso de terem) assim que saiam da mesma. Desta forma enquanto regressa a casa a pele vai-se restabelecendo.

11 - Hidratar o corpo e rosto após o banho: Depois da pele estar limpa e importante passar um creme hidratante para apaziguar a pele que foi "castigada" ao longo do dia.

Estou certa que nestas dicas não vos disse nada de novo, mas a verdade é que continuo a ver na praia pessoas sem qualquer cuidado com a pele. Vou na rua e deparo-me com imensos escaldões espalhados por corpos com idade para terem noção do perigo e das consequências por isso nunca é demais lembrar. Afinal a pele é o nosso escudo protetor, vamos também protegê-la!!

Por aí, todos têm estes cuidados? Quais as más experiências que já tiveram com o excesso de sol?


You Might Also Like

12 comentários

  1. A minha pele é bem morena por isso para mim bastava protetor solar fator 30 mas eu prefiro usar fator 50 e é por isso que nunca apanhei um escaldão! A mim custa me a entender como é que pessoas com peles sensíveis não têm cuidados, o que é que custa pôr protetor solar!? Já não falo das outras dicas fantásticas que deste, mas por protetor solar é algo tão simples e rápido!
    Beijinhos

    http://amiudablogger.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Adorei o teu post Joana . Acho que tocaste em todos os pontos fundamentais . Eu tento seguir tudo à risca ...os problemas existem são reais por isso cabe nos a nós sermos prudentes.
    Mete me impressão como ainda há pessoas que não usam protetor solar por isso posts destes serão sempre importantes
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Gostei das dicas
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Muito boas dicas! Gostei muito deste post, bastante informativo :)
    Um beijinho.
    http://www.simplesmenteandreia.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adorei as dicas, pegar um bronze pra mim é sempre um desafio haha!

    blogdolcedulce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Adorei as dicas, adoro beber água e comer fruta, mas na praia torna-se complicado, não sei porquê mas não me dá vontade, tenho de me esforçar mais! kiss^^

    http://somerandomthoughtsandthings.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. É verdade. todos conhecemos estes cuidados mas muita gente continua a não se preocupar, portanto os alertas nunca são demais.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Eu amo a pele com efeito bronzeado.
    Adorei as dicas, mas confesso que não sigo todas.
    Vou prestar atenção das próximas vezes.

    bjO e tenha um ótimo fim de semana!

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderEliminar
  9. Ótimas dicas, Joana! Sempre fui muito branquinha, então uso o maior "numero" de protetor que tem. Nunca fiquei bronzeada, pois não gosto de ficar no sol... só sei ficar vermelha igual um camarão quando vou a praia, hahahaha!

    Beijo grande,
    http://imaturidadeadolescente.tk ♥ (visite!)

    ResponderEliminar
  10. Adorei as dicas!!
    http://annahandtheblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar